quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Uma partilha

 Embora o curso de formação já tenha terminado, eis um bom exemplo da utilização das tecnologias e, ao mesmo tempo, da mobilização dos conhecimentos adquiridos.
 Neste caso particular, a colega utiliza a aplicação Bubbl.us para apresentar de forma esquemática o resultado do seu projecto.
Esperamos que este espaço continue a servir para divulgar boas práticas.



A utilização da ferramenta web 2.0, bubbl.us

Foi distribuído um inquérito a todos os pais das crianças que frequentavam as Componentes de Apoio à Família, no sentido de avaliar o grau de satisfação daquele serviço, bem como, de que forma pode ser melhorado.
Os inquéritos tinham 3 questões:
- O que gostaram mais;
- O que gostaram menos;
- O que mudavam
Perante os dados recebidos e a necessidade de ser apresentada, juntámos os conhecimentos adquiridos na acção de formação e experimentamos uma das ferramentas da web 2.0, o bubbl.us. Porque: era visivelmente muito atractiva; porque era necessário testar os conhecimentos e porque queríamos explorar as potencialidades desta ferramenta no quotidiano da acção profissional do Educador.
Começamos por abrir uma conta no bubbl.us. Depois um novo documento e fomos organizando a informação, com um documento para uma das CAF.
Não tivemos dificuldade em organizar o esquema. É muito fácil trabalhar, mas depois gravar o trabalho foi sempre a tarefa mais difícil, mas pensamos que por motivos de disponibilidade da web.
Utilizamos esta ferramenta como complemento, para apresentação de um PowerPoint que apresentamos.
É preciso fazer para nos apercebemos-nos das potencialidades da ferramenta e utilizá-la ao limite.
Junto um exemplo do trabalho realizado.

 

Uma partilha da formanda Fátima Vilas. Obrigada.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Planificação de actividades com recurso às TIC



Enquadramento
A implementação das TIC na educação pressupõe a selecção de ferramentas apropriadas aos objectivos educativos das actividades a desenvolver. Uma das componentes de formação dos educadores e professores visa o desenvolvimento da competência de exploração e análise de ferramentas, com vista à sua integração em actividades educativas com os alunos.
Cumprida já esta fase preliminar, caberá a cada um dos educadores e professores fazer uma proposta de integração de ferramentas digitais em contexto educativo.

Ao mesmo tempo, sublinhamos um aspecto fundamental - cada formando deve entender a sua participação neste Curso de Formação como uma oportunidade de aprender e de desenvolver um percurso de formação relacionado com a apropriação do uso das TIC em contexto educativo que não poderá ter uma conclusão quando terminar este Curso, mas considerá-lo uma etapa no seu percurso de desenvolvimento profissional numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida.

Objectivos
Esta proposta de trabalho tem como objectivo contribuir para que os professores e educadores (i) adquiram ou aprofundem os seus conhecimentos sobre a utilização das ferramentas TIC relacionadas com o trabalho desenvolvido nas várias áreas curriculares (ii), compreendam as vantagens da utilização das TIC, e (iii) planifiquem actividades como meio para melhorar as suas práticas pedagógicas e as aprendizagens dos alunos. Ao mesmo tempo, deve ser um desafio para todos reflectir na utilização crítica das tecnologias, nomeadamente no que diz respeito ao contexto, à segurança e aos aspectos éticos associados.



Plano de Trabalho
Indicam-se, seguidamente, alguns tópicos para a organização e desenvolvimento de projectos potenciadores da construção de aprendizagens relevantes para os alunos na sala de aula, na perspectiva de implementar formas de actuação inovadoras.

  1. Áreas de Conteúdo/Áreas disciplinares
  2. Descrição das Actividades
  3. Competências a desenvolver
  4. Metodologia
  5. Recursos / Aplicações
  6. Avaliação
  7. Duração