As boas-vindas a todos os docentes do Curso de formação "Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1.º ciclo, do Centro de Formação de Barcelos e Esposende.
O grupo do AEAPÚLIA (Miguel, Fernanda, Armanda, Margarida, Natércia, Júlio; Manuela, Conceição) comentou: 1 - Sim, a integração das TIC no Pré-escolar e 1º Ciclo podem trazer efectivamente alterações significativas na aprendizagem. 2 - As partes fundamentais deste vídeo são: ENSINO TRADICIONAL: com passividade da maioria dos alunos. ENSINO COM RECURSO ÀS TIC: onde se verifica maior participação dos alunos, contudo ainda é visível alguma passividade por parte de certos alunos, pois o papel do professor ainda é o muito directivo. Depois constata-se uma mudança de atitude nos alunos que passa a ser mais activa, sendo eles os principais intervenientes, tendo o professor um papel de orientador. ENSINO EM REDE: A escola fica conectada com o mundo, onde os próprios alunos elaboram o seu livro que é partilhado pelos seus pares e comunidade/sociedade. Verifica-se uma simultaneidade do conhecimento. O processo conduz a uma poupança dos recursos naturais e proporciona melhores condições de vida.
A acção está interessante. Há grande disponibilidade da parte dos formadores, motivando-nos a fazer alguns quilómetros por gozo. Permitem-nos a aquisição de novas ferramentas informáticas e úteis para o nosso desempenho profissional e pessoal.
O Grupo Isabel, Pilar, Luisa e Lurdes do Agup. António Correia de Oliveira comentou: Parabéns à Ádila e Paulo pela forma como conduzem a formação. A importância das TIC na educação é, sem duvida, inquestionável. Relativamente ao trabalho prático: 1ª parte - ensino convencional, existe o PC, mas em nada contribui para o processo ensino/aprendizagem. 2ª parte - uma mudança de atitude. Uma aprendisagem em que os alunos partem à descoberta, à construção de saberes... 3ª parte - a criação e partilha de saberes, interacção escola/comunidade/sociedade/mundo.
As boas-vindas aos nossos Formadores! Não é graxa, juro, é só para dizer que ainda não tivemos tempo de publicar o nosso TPC, mas está para breve.
ResponderEliminarE agora aqui vai o link do nosso blog:
ResponderEliminarhttp://a-turma-jota.blogspot.com/
O grupo do AEAPÚLIA (Miguel, Fernanda, Armanda, Margarida, Natércia, Júlio; Manuela, Conceição) comentou:
ResponderEliminar1 - Sim, a integração das TIC no Pré-escolar e 1º Ciclo podem trazer efectivamente alterações significativas na aprendizagem.
2 - As partes fundamentais deste vídeo são:
ENSINO TRADICIONAL: com passividade da maioria dos alunos.
ENSINO COM RECURSO ÀS TIC: onde se verifica maior participação dos alunos, contudo ainda é visível alguma passividade por parte de certos alunos, pois o papel do professor ainda é o muito directivo. Depois constata-se uma mudança de atitude nos alunos que passa a ser mais activa, sendo eles os principais intervenientes, tendo o professor um papel de orientador.
ENSINO EM REDE: A escola fica conectada com o mundo, onde os próprios alunos elaboram o seu livro que é partilhado pelos seus pares e comunidade/sociedade. Verifica-se uma simultaneidade do conhecimento. O processo conduz a uma poupança dos recursos naturais e proporciona melhores condições de vida.
A acção está interessante. Há grande disponibilidade da parte dos formadores, motivando-nos a fazer alguns quilómetros por gozo. Permitem-nos a aquisição de novas ferramentas informáticas e úteis para o nosso desempenho profissional e pessoal.
ResponderEliminarO Grupo Isabel, Pilar, Luisa e Lurdes do Agup. António Correia de Oliveira comentou:
ResponderEliminarParabéns à Ádila e Paulo pela forma como conduzem a formação.
A importância das TIC na educação é, sem duvida, inquestionável.
Relativamente ao trabalho prático:
1ª parte - ensino convencional, existe o PC, mas em nada contribui para o processo ensino/aprendizagem.
2ª parte - uma mudança de atitude. Uma aprendisagem em que os alunos partem à descoberta, à construção de saberes...
3ª parte - a criação e partilha de saberes, interacção escola/comunidade/sociedade/mundo.