segunda-feira, 28 de junho de 2010

Guião da 2.ª sessão

7 comentários:

  1. David, Aida, Dolores, Fernanda e Isabel, Agrupamento de Marinhas2 de julho de 2010 às 16:40

    Relativamente à integração das TIC no ensino consideramos que esta pode trazer alterações significativas no processo ensino-aprendizagem, motivando os alunos para a partilha e interacção através de experiências inovadoras, desenvolvendo a curiosidade, a auto-aprendizagem e o espírito crítico.
    Após a visualização e análise do vídeo consideramos que a primeira parte retrata a escola tradicional, centrada na figura do professor como fonte principal de transmissão de conhecimentos e pouco motivadora para os alunos, pois estes têm um papel passivo. Na segunda parte assistimos à entrada das TIC na escola mas a sua utilização não é a mais correcta, as metodologias não se alteraram e não há mudança de comportamentos. Na terceira parte verifica-se a integração das novas tecnologias, criando alterações significativas na forma de aceder ao conhecimento e no papel do professor.

    ResponderEliminar
  2. Ana, Adília, Manuel Azevedo, Florinda, Laurinda

    "A Maior Flor do Mundo" de José Saramago

    História contada em vídeo de um autor premiado com Nobel que tem a vantagem de ser projectado na sala de aula através de projector multimédia, dando a possibilidade de o visionar várias vezes permitindo uma exploração mais aprofundada e tirar partido nas várias áreas disciplinares.Como se trata de uma história apresentada em vídeo, à partida ´é mais motivador.

    ResponderEliminar
  3. Dina zão, Isabel Loureiro, Maria José Martins, Teresa Castro

    O visionamento do vídeo “O Dia e a Noite” foi muito interessante e elucidativo da forma como a Terra gira em torno de si mesma e como os dias e as noites se sucedem, fazendo-nos perceber e sentir as coisas com mais profundidade.
    No trabalho de grupo elencamos algumas das potencialidades deste vídeo: contribuíu para a motivação da aula, estimulou a imaginação e a criatividade, enriqueceu a actividade, tornando-a mais atractiva e estimulante, permitiu a criação de situações de aprendizagem complexas e abstractas (tempo, espaço, movimento de rotação, translação...), despertou a curiosidade (“Porque existe dia e noite? Porque não é sempre dia? Porque é escura a noite?”), deu resposta aos interesses das crianças (“ à noite estamos na parte da terra que não está voltada para o sol. Do outro lado o Sol ilumina a Terra. É dia”) e funcionou como mobilizador da experiência (saber fazer) que vemos os alunos realizar na sala de aula.

    ResponderEliminar
  4. A actividade – “A flor mais grande do mundo”

    Pontos fortes:

    - A actualidade – o ano da morte do autor e a divulgação a nível nacional e internacional da sua biografia/bibliografia;
    - O tema abordado;
    - Filme/animação – é mais apelativa e motivadora;
    - A audição da história – treino da memória auditiva e contacto com uma língua estrangeira.

    Antecipação das dificuldades:

    - Falha dos recursos técnicos/informáticos;
    - Percepção/descodificação da língua estrangeira.

    Resolução do problema/antecipação das dificuldades:

    - O professor usa o seu PC;
    - Repetição da história/vídeo e diálogo com os alunos;
    - Trabalho em grupo com recurso ao livro/leitura orientada.

    Ganhos evidentes no recurso a suportes digitais (TIC):

    - Reconto da história para aferir a sua compreensão, exploração e poder de síntese;
    - Resposta ao desafio do autor – enriquecimento da história;
    - Desenvolvimento do vocabulário, oralidade, linguagem e sentido crítico;
    - Desenvolvimento da criatividade e expressão escrita (organização da informação);
    - Introdução ao domínio de múltiplas literacias;
    - Divulgação de outros recursos educativos;
    - Multidisciplinaridade/transversalidade – para além da Língua Portuguesa, o professor tem aqui uma óptima oportunidade para explorar problemas tão pertinentes como: preservação, sustentabilidade, biodiversidade, em suma, a defesa do Planeta Terra.

    Grupo: Armanda, Jesus e Juvenal

    ResponderEliminar
  5. Estamos sempre a aprender! E é tão bom adquirir novos conhecimentos que nos podem ser tão úteis profissionalmente: Falo-vos do WORDLE!
    Penso que será uma ferramenta interessante para usar na sala de aula com os meus alunos, para traçar o perfil e caracterizar, física e psicologicamente os meus alunos, por exemplo. Tal como criei este efeito acerca dos Açores.
    http://www.wordle.net/create

    ResponderEliminar
  6. As TIC levaram a uma mudança de paradigma nas escolas. É evidente que esta tecnologia, promove a motivação, a interacção, o incentivo, muda os contextos a nível de sala aula, facilita o trabalho em grupo, a partilha, agiliza procedimentos e beneficiará os trabalhos a apresentar. Estes terão a oportunidade de estar conectados com o Mundo através da comunicação e da pesquisa. Consequentemente vai facilitar aprendizagens significativas, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos, preparando-os melhor para o futuro.

    Grupo AEVT - Elvira, Aurora, Isabel, Lurdes e Manuela

    ResponderEliminar