Relativamente à integração das TIC no ensino consideramos que esta pode trazer alterações significativas no processo ensino-aprendizagem, motivando os alunos para a partilha e interacção através de experiências inovadoras, desenvolvendo a curiosidade, a auto-aprendizagem e o espírito crítico. Após a visualização e análise do vídeo consideramos que a primeira parte retrata a escola tradicional, centrada na figura do professor como fonte principal de transmissão de conhecimentos e pouco motivadora para os alunos, pois estes têm um papel passivo. Na segunda parte assistimos à entrada das TIC na escola mas a sua utilização não é a mais correcta, as metodologias não se alteraram e não há mudança de comportamentos. Na terceira parte verifica-se a integração das novas tecnologias, criando alterações significativas na forma de aceder ao conhecimento e no papel do professor.
História contada em vídeo de um autor premiado com Nobel que tem a vantagem de ser projectado na sala de aula através de projector multimédia, dando a possibilidade de o visionar várias vezes permitindo uma exploração mais aprofundada e tirar partido nas várias áreas disciplinares.Como se trata de uma história apresentada em vídeo, à partida ´é mais motivador.
Dina zão, Isabel Loureiro, Maria José Martins, Teresa Castro
O visionamento do vídeo “O Dia e a Noite” foi muito interessante e elucidativo da forma como a Terra gira em torno de si mesma e como os dias e as noites se sucedem, fazendo-nos perceber e sentir as coisas com mais profundidade. No trabalho de grupo elencamos algumas das potencialidades deste vídeo: contribuíu para a motivação da aula, estimulou a imaginação e a criatividade, enriqueceu a actividade, tornando-a mais atractiva e estimulante, permitiu a criação de situações de aprendizagem complexas e abstractas (tempo, espaço, movimento de rotação, translação...), despertou a curiosidade (“Porque existe dia e noite? Porque não é sempre dia? Porque é escura a noite?”), deu resposta aos interesses das crianças (“ à noite estamos na parte da terra que não está voltada para o sol. Do outro lado o Sol ilumina a Terra. É dia”) e funcionou como mobilizador da experiência (saber fazer) que vemos os alunos realizar na sala de aula.
- A actualidade – o ano da morte do autor e a divulgação a nível nacional e internacional da sua biografia/bibliografia; - O tema abordado; - Filme/animação – é mais apelativa e motivadora; - A audição da história – treino da memória auditiva e contacto com uma língua estrangeira.
Antecipação das dificuldades:
- Falha dos recursos técnicos/informáticos; - Percepção/descodificação da língua estrangeira.
Resolução do problema/antecipação das dificuldades:
- O professor usa o seu PC; - Repetição da história/vídeo e diálogo com os alunos; - Trabalho em grupo com recurso ao livro/leitura orientada.
Ganhos evidentes no recurso a suportes digitais (TIC):
- Reconto da história para aferir a sua compreensão, exploração e poder de síntese; - Resposta ao desafio do autor – enriquecimento da história; - Desenvolvimento do vocabulário, oralidade, linguagem e sentido crítico; - Desenvolvimento da criatividade e expressão escrita (organização da informação); - Introdução ao domínio de múltiplas literacias; - Divulgação de outros recursos educativos; - Multidisciplinaridade/transversalidade – para além da Língua Portuguesa, o professor tem aqui uma óptima oportunidade para explorar problemas tão pertinentes como: preservação, sustentabilidade, biodiversidade, em suma, a defesa do Planeta Terra.
Estamos sempre a aprender! E é tão bom adquirir novos conhecimentos que nos podem ser tão úteis profissionalmente: Falo-vos do WORDLE! Penso que será uma ferramenta interessante para usar na sala de aula com os meus alunos, para traçar o perfil e caracterizar, física e psicologicamente os meus alunos, por exemplo. Tal como criei este efeito acerca dos Açores. http://www.wordle.net/create
As TIC levaram a uma mudança de paradigma nas escolas. É evidente que esta tecnologia, promove a motivação, a interacção, o incentivo, muda os contextos a nível de sala aula, facilita o trabalho em grupo, a partilha, agiliza procedimentos e beneficiará os trabalhos a apresentar. Estes terão a oportunidade de estar conectados com o Mundo através da comunicação e da pesquisa. Consequentemente vai facilitar aprendizagens significativas, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos, preparando-os melhor para o futuro.
Grupo AEVT - Elvira, Aurora, Isabel, Lurdes e Manuela
Brevemente será remetido o nosso trabalho da sessão.
ResponderEliminarRelativamente à integração das TIC no ensino consideramos que esta pode trazer alterações significativas no processo ensino-aprendizagem, motivando os alunos para a partilha e interacção através de experiências inovadoras, desenvolvendo a curiosidade, a auto-aprendizagem e o espírito crítico.
ResponderEliminarApós a visualização e análise do vídeo consideramos que a primeira parte retrata a escola tradicional, centrada na figura do professor como fonte principal de transmissão de conhecimentos e pouco motivadora para os alunos, pois estes têm um papel passivo. Na segunda parte assistimos à entrada das TIC na escola mas a sua utilização não é a mais correcta, as metodologias não se alteraram e não há mudança de comportamentos. Na terceira parte verifica-se a integração das novas tecnologias, criando alterações significativas na forma de aceder ao conhecimento e no papel do professor.
Ana, Adília, Manuel Azevedo, Florinda, Laurinda
ResponderEliminar"A Maior Flor do Mundo" de José Saramago
História contada em vídeo de um autor premiado com Nobel que tem a vantagem de ser projectado na sala de aula através de projector multimédia, dando a possibilidade de o visionar várias vezes permitindo uma exploração mais aprofundada e tirar partido nas várias áreas disciplinares.Como se trata de uma história apresentada em vídeo, à partida ´é mais motivador.
Dina zão, Isabel Loureiro, Maria José Martins, Teresa Castro
ResponderEliminarO visionamento do vídeo “O Dia e a Noite” foi muito interessante e elucidativo da forma como a Terra gira em torno de si mesma e como os dias e as noites se sucedem, fazendo-nos perceber e sentir as coisas com mais profundidade.
No trabalho de grupo elencamos algumas das potencialidades deste vídeo: contribuíu para a motivação da aula, estimulou a imaginação e a criatividade, enriqueceu a actividade, tornando-a mais atractiva e estimulante, permitiu a criação de situações de aprendizagem complexas e abstractas (tempo, espaço, movimento de rotação, translação...), despertou a curiosidade (“Porque existe dia e noite? Porque não é sempre dia? Porque é escura a noite?”), deu resposta aos interesses das crianças (“ à noite estamos na parte da terra que não está voltada para o sol. Do outro lado o Sol ilumina a Terra. É dia”) e funcionou como mobilizador da experiência (saber fazer) que vemos os alunos realizar na sala de aula.
A actividade – “A flor mais grande do mundo”
ResponderEliminarPontos fortes:
- A actualidade – o ano da morte do autor e a divulgação a nível nacional e internacional da sua biografia/bibliografia;
- O tema abordado;
- Filme/animação – é mais apelativa e motivadora;
- A audição da história – treino da memória auditiva e contacto com uma língua estrangeira.
Antecipação das dificuldades:
- Falha dos recursos técnicos/informáticos;
- Percepção/descodificação da língua estrangeira.
Resolução do problema/antecipação das dificuldades:
- O professor usa o seu PC;
- Repetição da história/vídeo e diálogo com os alunos;
- Trabalho em grupo com recurso ao livro/leitura orientada.
Ganhos evidentes no recurso a suportes digitais (TIC):
- Reconto da história para aferir a sua compreensão, exploração e poder de síntese;
- Resposta ao desafio do autor – enriquecimento da história;
- Desenvolvimento do vocabulário, oralidade, linguagem e sentido crítico;
- Desenvolvimento da criatividade e expressão escrita (organização da informação);
- Introdução ao domínio de múltiplas literacias;
- Divulgação de outros recursos educativos;
- Multidisciplinaridade/transversalidade – para além da Língua Portuguesa, o professor tem aqui uma óptima oportunidade para explorar problemas tão pertinentes como: preservação, sustentabilidade, biodiversidade, em suma, a defesa do Planeta Terra.
Grupo: Armanda, Jesus e Juvenal
Estamos sempre a aprender! E é tão bom adquirir novos conhecimentos que nos podem ser tão úteis profissionalmente: Falo-vos do WORDLE!
ResponderEliminarPenso que será uma ferramenta interessante para usar na sala de aula com os meus alunos, para traçar o perfil e caracterizar, física e psicologicamente os meus alunos, por exemplo. Tal como criei este efeito acerca dos Açores.
http://www.wordle.net/create
As TIC levaram a uma mudança de paradigma nas escolas. É evidente que esta tecnologia, promove a motivação, a interacção, o incentivo, muda os contextos a nível de sala aula, facilita o trabalho em grupo, a partilha, agiliza procedimentos e beneficiará os trabalhos a apresentar. Estes terão a oportunidade de estar conectados com o Mundo através da comunicação e da pesquisa. Consequentemente vai facilitar aprendizagens significativas, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos, preparando-os melhor para o futuro.
ResponderEliminarGrupo AEVT - Elvira, Aurora, Isabel, Lurdes e Manuela