terça-feira, 6 de julho de 2010

Apresentação de experiências digitais da sessão:2

Caros colegas,
Agradecemos que coloquem em "Comentários" o resultado do vosso trabalho apresentado ao grande grupo.


Tópicos do trabalho de pequeno grupo:

1. Seleccionar uma actividade dos blogues apresentados;

2. Explicitar os pontos fortes da actividade seleccionada e antecipar dificuldades previsíveis na sua aplicação;

3. Demonstrar ganhos evidentes no recurso a suportes digitais na sua implementação.

4. Partilha das conclusões para o grupo turma.

Blogue Letra pequena;

Blogando na Escola;

25 comentários:

  1. A actividade – “A flor mais grande do mundo”

    Pontos fortes:

    - A actualidade – o ano da morte do autor e a divulgação a nível nacional e internacional da sua biografia/bibliografia;
    - O tema abordado;
    - Filme/animação – é mais apelativa e motivadora;
    - A audição da história – treino da memória auditiva e contacto com uma língua estrangeira.

    Antecipação das dificuldades:

    - Falha dos recursos técnicos/informáticos;
    - Percepção/descodificação da língua estrangeira.

    Resolução do problema/antecipação das dificuldades:

    - O professor usa o seu PC;
    - Repetição da história/vídeo e diálogo com os alunos;
    - Trabalho em grupo com recurso ao livro/leitura orientada.

    Ganhos evidentes no recurso a suportes digitais (TIC):

    - Reconto da história para aferir a sua compreensão, exploração e poder de síntese;
    - Resposta ao desafio do autor – enriquecimento da história;
    - Desenvolvimento do vocabulário, oralidade, linguagem e sentido crítico;
    - Desenvolvimento da criatividade e expressão escrita (organização da informação);
    - Introdução ao domínio de múltiplas literacias;
    - Divulgação de outros recursos educativos;
    - Multidisciplinaridade/transversalidade – para além da Língua Portuguesa, o professor tem aqui uma óptima oportunidade para explorar problemas tão pertinentes como: preservação, sustentabilidade, biodiversidade, em suma, a defesa do Planeta Terra.

    Grupo: Armanda, Jesus e Juvenal

    ResponderEliminar
  2. Paula João Isabel Irene José Manuel12 de julho de 2010 às 17:22

    Brevemente o nosso trabalho será publicado.

    ResponderEliminar
  3. Paula, Isabel, José Manuel, Irene, João12 de julho de 2010 às 17:30

    1) Depois de visualizar este vídeo, considera que a integração das TIC no jardim-de-infância e no primeiro ciclo podem trazer alterações significativas na aprendizagem?

    a) Sim, porque as TIC são uma excelente ferramenta tecnológica, onde o professor funciona como um andaime nas aprendizagens, ou seja, permite um modelo educacional telemático e em rede, onde o saber é partilhado por professores, alunos e outros intervenientes no processo educativo. O todo não é a soma das partes, mas existe também uma mais-valia ou efeito multiplicador resultante das inter-relações das partes


    2. Este vídeo poderia ser subdividido em três partes fundamentais. Refira-as e justifique as opções que tomar.

    A primeira parte relata-nos a escola tradicional livresca, e enciclopedista onde o saber está centrado no professor. Não há motivação e não existe recurso às TIC. Era um espaço fechado e triste onde o papel do professor resumia-se à transmissão do conhecimento, em que o aluno era um agente passivo.
    A escola possui recursos TIC. Mas onde as tecnologias não fazem a diferença, porque não são utilizados correctamente. Apesar de existirem, não contribuem para que se construa o conhecimento.
    Através das TIC o aluno constrói o saber, ou seja o seu conhecimento, o aluno participa activamente no processo aprendizagem desenvolvendo a sua autonomia. Aumenta assim a mobilidade na circulação de informação, porque cria novos desafios.
    Assim existe uma pedagogia comunicacional baseada na comunicação em redes telemáticas, onde o saber é construído na relação alunos/professores e vice-versa.

    ResponderEliminar
  4. Paula,Isabel, Irene, José Manuel, João12 de julho de 2010 às 18:06

    1 . Google Docs
    O Google Docs é uma ferramenta/actividade muito útil na vida do professor, pois permite-lhe partilhar uma informação on-line com quem quiser.
    Além da poder partilhar a informação, poderá permitir não só ver, mas também permitir que todos ou só alguns dos elementos do grupo editar essa mesma informação.
    Para aceder a esta ferramenta, só precisamos de aceder ao E-mail do Gmail e abrir o Google Docs.
    De seguida abrir um documento novo.
    O passo seguinte é introduzir os endereços de e-mail dos elementos que terão acesso ao texto em análise sendo lhes dado o acesso de ver ou ver e editar.
    De seguida, o que é preciso é construir o texto, que poderá ser alterado ou completado em simultâneo por todos os que têm poder para tal. Os que só têm autorização para ver, não poderão alterar, mas sim só ver.
    Além das características enunciadas, podemos acrescentar aquela que nos indica quem está a interferir no documento, quem foi o último a entrar.
    Como perigos, podemos salientar o perigo de, se não houver cuidado, pode apagar toda a informação e fazer desaparecer tudo o que já tinha sido construído.
    Esta ferramenta permitirá aos intervenientes poderem trabalhar à distância sem terem que se encontrar e permite conversar on-line em tempo real sobre esse ou outro assunto.
    Objectivamente, para o grupo de professores do primeiro ciclo, além das vantagens já apresentadas, poderemos enunciar a construção de actas, de textos em grupo, incrementar o espírito colaborativo, não só entre professores, mas entre professor/alunos e alunos/alunos, assim como com a comunidade educativa(pais, alunos, professores, direcção assistentes operacionais, etc…)

    ResponderEliminar
  5. Lúcia, Júlia, Dores, Gina, Filomena e Ana Maria12 de julho de 2010 às 18:37

    1. A actividade seleccionada encontra-se no Blogue Letra Pequena, em “Livros para escutar”. O livro analisado intitula-se “O coração e a garrafa”.

    2. Pontos fortes da actividade:
    - Motivação para a leitura pela imagem apelativa, com voz e música de fundo;
    - Apesar de o som não acompanhar o texto, dificultando a leitura em simultâneo, é possível ouvir, parar a narrativa para uma exploração mais alargada numa perspectiva transdisciplinar (por ex: a nível de Língua Portuguesa apelar à criatividade e imaginação na previsão da continuidade da história, ao reconto, ao alargamento dos campos lexical e semântico; uma abordagem de conteúdos de Estudo do Meio - estados da matéria, seres vivos, ciclo da água, o sistema solar; uma abordagem de conteúdos de Matemática – numeração, desenvolvimento do cálculo mental, operações, criação de situações problemáticas, figuras e sólidos geométricos; Expressão dramática fazendo a sua representação; Expressão Plástica – execução de papagaios de papel, fazer uma BD) e em grupo no desenvolvimento enriquecedor da aprendizagem colaborativa;
    - Permite a continuidade ou retrocesso do vídeo visando a consecução do(s) objectivo(s) da actividade.

    As dificuldades previsíveis na sua aplicação prendem-se com a baixa velocidade da Internet e as quebras de sinal da rede Wireless que provocam falhas no carregamento do vídeo, tornando-se um factor de desmotivação.

    3. Ganhos evidentes no recurso a suportes digitais na sua implementação:
    - Motivação para a tarefa;
    - Promove a concentração/atenção pela imagem associada ao som calmo, relaxante e envolvente;
    - Alia a percepção visual à auditiva privilegiando a imagem cuja interpretação é conduzida pela narração;
    - Permite uma exploração recorrendo a estratégias diversificadas;
    - Facilita a interdisciplinaridade e a transversalidade.
    Notas Finais: Considerámos que esta actividade poderia ser realizada recorrendo ao uso dos computadores Magalhães.

    ResponderEliminar
  6. Margarida Neiva, António Vaz e Bastos (Cávado Sul)12 de julho de 2010 às 19:06

    Actividade: Ciclo da água
    Pontos fortes:
    - A visualização de cada fenómeno é mais concreta, mais realista pois na impossibilidade de o observar na prática a imagem animada “vale mais do que mil palavras”;
    - O movimento/animação é mais apelativo e o aluno vê o movimento/percurso que a água faz;
    - Notas explicativas para aprofundamento do tema, acrescentando mais informação sempre necessária alargando assim, os conhecimentos dos alunos;
    Ganhos evidentes no recurso
    - Permite de uma forma mais concreta e directa promover a sistematização de noções e conceitos;
    - Com este ferramenta podemos obter maior rigor e versatilidade no “uso”, o aluno pode visualizar os fenómenos todos ou pode visualizar um fenómeno de cada vez;
    - Permite a consulta individual e colectiva, bem como a revisão do que foi tratado;
    - Para além do Ciclo da Água é possível ainda explorar outros temas por exemplo: formas de relevo, rio, lago…

    ResponderEliminar
  7. Sofia Valadas, Mabilde Esteves, Laurinda Simões, Ester Albuquerque e Carlos Afonseca (Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes)13 de julho de 2010 às 10:59

    1 – A actividade seleccionada encontra-se no Blogando na Escola, na Oficina de Estudo do Meio, com o título “O Dia e a Noite”.


    2 – Pontos fortes da actividade seleccionada
    O vídeo tem imagens apelativas, tem som, tem hiperligação, tem as perguntas direccionadas para o tema que queremos que os alunos aprendam e cujas respostas se encontram no vídeo, os alunos fazem experiências e registam as conclusões, o conhecimento é adquirido de uma forma lúdica e prática e promove o trabalho de grupo e aprendizagens colaborativas. Para consolidação dos conhecimentos, os alunos visionam o vídeo “Os Movimentos da Terra”, da Porto Editora. O visionamento será apresentado sem som, porque o texto é muito aprofundado para a faixa etária destes alunos. No final, será feita uma reflexão sobre o vídeo.

    Antecipar dificuldades previsíveis na sua aplicação
    Para evitar qualquer dificuldade que possa surgir na exploração desta actividade, o docente deve fazer o levantamento dos recursos existentes, seleccionar os vídeos, descarregar os vídeos numa pen-drive e nos computadores dos alunos, fazer uma selecção das ferramentas a utilizar (computador, quadro interactivo, data show…) e verificar o seu funcionamento, fazer a planificação da aula, preparar um conjunto de questões às quais os alunos terão de responder e preparar as experiências a realizar na sala de aula.



    3 – Ganhos evidentes no recurso a suportes digitais:
    - Promove a interacção entre professores e alunos;
    - Promove a multidisciplinaridade / transversalidade do tema a tratar;
    - Promove a participação, colaboração e interacção das TIC como meio facilitador da aprendizagem;
    - Propicia aprendizagens significativas e activas;
    - Utiliza o vídeo como instrumento facilitador do processo ensino -aprendizagem;
    - Diversifica as metodologias de ensino;
    - Melhora o raciocínio e observação de imagens;
    - Favorece uma visão global do tema a tratar;
    - Melhora a capacidade de concentração;
    - Facilita a capacidade de associação de conceitos;
    - Desenvolve a autonomia dos alunos;
    - Desperta a curiosidade;
    - Facilita a compreensão das competências.

    ResponderEliminar
  8. Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré – Escolar e no 1º Ciclo
    3ª Sessão – 1 de Julho

    1. Actividade seleccionada: "áreas e perímetros" - Blog: "TICando n@ escola"

    2. Pontos fortes da actividade:
    - os alunos têm oportunidade de aprender brincando com imagens construídas por eles;
    - a aprendizagem torna-se mais atractiva;
    - os registos no caderno são substituídos pelo suporte do computador possibilitando:
    - a partilha entre alunos da turma ou de outras turmas,
    - o avançar e recuar da informação quando necessário,
    - o acesso posterior aos registos da actividade realizada,
    - a partilha por outros intervenientes educativos, como por exemplo, os pais ou outros educadores/professores
    - diferentes tipos de registo, nomeadamente, texto, fotos, vídeos, gráficos;
    - a descrição dos processos e sequência de raciocínio por parte dos alunos.

    3. Dificuldades previsíveis na sua aplicação:
    O educador/professor deve ter em conta a possibilidade do não acesso ao computador por diversos factores e ter suportes alternativos para alunos invisuais.

    4. Ganhos evidentes no recurso a suportes digitais na sua implementação.
    Para além dos aspectos já mencionados como pontos fortes da actividade acima referida, podemos, também, identificar os seguintes ganhos inerentes ao recurso de suportes digitais:
    - Aumentarem a capacidade de atenção e concentração dos alunos;
    - Tornarem a aprendizagem mais atractiva;
    - Motivarem os alunos para as aprendizagens.
    Isabel Novais
    Carmo Dias
    Maria de Lurdes Losa
    Maria de Fátima Capitão

    ResponderEliminar
  9. Lígia, Cristina, Ana, Paulo, Sandra15 de julho de 2010 às 12:24

    1.Actividade Seleccionada:

    - Blogue letra pequena: Livro Digital "A Surpresa de Handa"


    2.Pontos fortes da actividade:

    - É uma história que permite uma abordagem transversal de conceitos e conteúdos;
    - Motiva os alunos para a leitura;
    - Fomenta o espírito criativo e apela ao imaginário da criança (inicialmente os alunos visualizam só as imaginam da história e posteriormente comparam a sua versão com a original);
    - Possui imagens coloridas e muito apelativas;


    3. Dificuldades previsíveis na sua aplicação:

    - A falta de recursos materiais adequados e actualizados;
    - A falha da ligação à Internet;


    4. Ganhos evidentes no recurso a suportes digitais na sua implementação:

    - Motivação, concentração e interacção dos alunos;
    - Possibilidade de apresentar a história com ou sem som;
    - A transversalidade;
    - Oportunidade de os alunos poderem consultar, noutros locais, envolvendo a família, os suportares digitais utilizados;

    O Grupo: Lígia, Sandra, Cristina, Paulo, Ana.

    ResponderEliminar
  10. A actividade escolhida pelo nosso foi o Centro Virtual - Instituto de Camões. Através deste site disponível no blogue do agrupamento AEVT, podemos encontrar recursos que poderão apoioar a aprendizagem da Língua Portuguesa nas sua várias vertentes: Falar, Ouvir, Ler e sobretudo o mais interessante é que o aluno pode aprender enquanto brinca através de vários jogos . podemos usar como exemplo a parte em que acedemos ao " gramaticando" e através de jogos podemos proporcionar a consolidação de conhecimentos tais como: o género e o número dos nome, a conjugação de verbos, sinais e pontuação. Sendo estes conteúdos interiorizados mais facilmente por se apresentarem de um forma mais motivadora. Contém ainda várias histórias em suporte digital em que o aluno pode ler mas também ouvir.Mais interessante é que o aluno poderá interpretar a história ulizando as actividades propostas, apresentadas também de uma forma lúdica.
    Uma das dificuladades previsível na aplicação deste recurso prende-se ao facto de por vezes não existirem computadores , internet acessíveis a todos os alunos, situação esta que poderá ser ultrapassada com o uso de um projector multimédia.
    Podemos concluir que o recurso a este tipo de actividade é bastante favorável ao processo de ensino e aprendizagem, uma vez que proporciona ao aluno situações lúdicas e ao mesmo tempo que interioriza conceitos. Assim o aluno deixa de ser um mero receptor e passa a ser um sujeito activo da sua própria aprendizagem.

    ResponderEliminar
  11. Alda, Ramiro, Adília e Marinha15 de julho de 2010 às 14:22

    Seleccionamos o trabalho "Blogando n@ Escola" abordando a área de Estudo do Meio na experiência "Ar quente/Ar frio".
    Pontos fortes: Os alunos seguem os passos da experiência, observando e realizando as experiências em simultâneo; as imagens são associadas ao texto, proporcionando o desenvolvimento do vocabulário e a aquisição do vocabulário específico. Também há a possibilidade de os alunos realizarem as experiências em casa com os familiares, amigos...,desenvolvendo o gosto pela actividade experimental e pela investigação. Em tempo de férias os alunos poder-se-ão juntar em grupo, repetir experiências, analisar, fazer comentários e tirar conclusões, partindo para novas descobertas.
    Pontos fracos: Eventualmente a falta de ligação à Internet, por parte de alguns alunos e a falta de supervisão das experiências, possibilitando o adulterar passos da experiência e mesmo antecipar conclusões por vezes precipitadas e até incorrectas e sem rigor científico.
    Este recurso traz ganhos evidentes a nível das aprendizagens pois possibilita a motivação para a realização de novas experiências, proporcionando oportunidades iguais para todos os alunos. Este método é uma forma de orientação para o professor e permite e seleccionar e recolher os materiais necessários, antecipadamente, para a experiência.

    ResponderEliminar
  12. 1 - Este grupo (Miguel, Fernanda, Armanda, Natércia, Manuela, Margarida, Conceição, Júlio) optou divulgar uma experiência de sala de aula com recurso a uma ferramenta chamada GOOGLE EARTH, onde podem ser abordados alguns conteúdos de Estudo do Meio.

    2 – Esta ferramenta pode e deve ser um importante instrumento de trabalho para abordar conteúdos espaciais tão vastos, globalizantes, e abstractos, como o planeta Terra, a sua forma, a sua composição física, a sua organização geográfica, a sua representação, o seu relevo, a densidade populacional, etc…

    O seu ponto forte é a fácil utilização e a exploração das suas múltiplas funcionalidades, tão prático quando usado devidamente em contexto de aprendizagem: VISÃO GLOBALIZANTE DA TERRA; IMAGENS DE VISTAS PANORÂMICAS; MAPAS DE LOCALIZAÇÃO; LOCALIDADES E SEUS POVOAMENTOS; RELEVOS…

    Os seus pontos fracos são a instalação do programa que requer ligação à Internet para actualização e acesso; desconhecimento desta ferramenta de trabalho e suas potencialidades.

    3 – O uso deste recurso digital em contexto de sala de aula, torna mais concreta a realidade universal e facilita a aquisição de conhecimentos espaciais, tão vastos, abstractos e globalizantes de difícil percepção como a representação geográfica;

    ResponderEliminar
  13. Agrupamento Cávado Sul (Filomena, Rosa, Graça, Carmélia e Bernardete)
    Análise da postagem "Semana da leitura", no Blogue:http://eb1-ji-carvalhal.blogspot.com.
    Pontos fortes:
    - pesquisa na net sobre a "Dia Mundial do Livro" o que permitiu a construção de aprendizagens e o desenvolvimento nas diferentes áreas curriculares;
    - selecção, organização da formação recolhida;
    - planificação e produção escrita no processador de texto, bem como a construção de painéis alusivos à efémeride;
    - divulgação imediata à comunidade através do blogue;
    - maior envolvimento e partilha de experiências; trabalho colaborativo entre todos os intervenientes;
    - desenvolvimento da criatividade, do espírito crítico e maior motivação;
    - desenvolver o gosto pela leitura.

    Vantagens evidentes no recurso a suportes digitais:
    - fácil construção;
    - partilha imediata com a comunidade virtual;
    - comentários imediatos ao trabalho postado;
    - valorização e reconhecimento do trabalho realizado em contexto escolar.

    Numa actividade semelhante sem recurso a esta ferramenta, constactou-se que os resultados obtidos ficaram àquem do esperado. A divulgação ficou restrita à escola e ao pequeno grupo de encarregados de educação. No caso da publicação no blogue haverá mais visibilidade ao trabalho realizado.

    Constrangimentos:
    - necessidade prévia de uma planificação muito rigorosa e sitemática, delinando criteriosamente os contéudos a abordar;
    - necessidade de acompanhar todos alunos na pesquisa de informação;
    - a existência de um grande número de "Magalhães" avariados e que dificuldade o trabalho a realizar, mas que no entanto foi contornada pela utilização de pens e o uso dos pc's da sala de aula.

    ResponderEliminar
  14. Margarida Moreira,Aurora Araújo,Lucília Oliveira,Emilia Amorim,Fátima Faria16 de julho de 2010 às 13:26

    Apresentação de experiências digitais:
    1-Seleccionamos dos Links apresentados no blogue da formação o LinK: Applets - NLVM. Encontramos um leque bastíssimo de actividades que nos apeteceu ,de imediato, pesquisar todas. Optamos por escolher o Tangram, para desenvolver com crianças dos 3 aos 5 anos.
    2-A exploração dos Tangrans apresenta-nos uma transversalidade tão grande de conhecimentos e de oportunidades múltiplas de aprendizagem para as crianças que nos proporciona muitas outras actividades que abarcam todas as áreas de conteúdo do pré-escolar.
    Pontos fortes:
    Desenvolver competências matemáticas:
    -Identificar e nomear as formas geométricas
    -Seriação
    -Classificação por: cor, tamanho,forma, nº de lados/vértices
    -Contagem
    -Ordenação
    -formação de conjuntos
    -simetrias
    -semelhanças
    -Noção de parte e todo
    Desenvolver competências na área da Linguagem:
    -escutar histórias
    -exploração da lenda

    Desenvolver competências na área da Exp. Plástica:
    -construção de tangrans
    -registo das figuras construídas com os tangrans: recorte, colagem, pintura,etc
    Desenvolver competências na Área do conhecimento do Mundo:
    -localização geográfica
    - Usos e costumes



    Proporciona-nos, ainda a expansão para outras áreas de conhecimento (transversalidade), por exemplo, fazer a pesquisa(na net) com as crianças sobre a origem do tangram .Surge-nos então novos interesses que nos poderão levar ao desenvolvimento de um projecto em que as crianças poderiam partir para a pesquisa de: onde fica a China? O que é um país? Quais os costumes desse país. No mapa onde se situa a china, etc . A acessibilidade e imediaticidade podem responder ao ritmo das ideias e dos interesses que forem surgindo. O tangram funcionou como uma janela para o Mundo.

    Antecipar as dificuldades:
    Na eventualidade de não haver internet na escola ( ou nesse dia a mesma falhar)a Educadora teria que previamente fazer essa pesquisa e trazê-la na pen para mostrá-la às crianças, caso houvesse necessidade.
    Paralelamente, seria necessário que a Educadora levasse um tangram caso não existisse um na sala.
    3- Demonstrar ganhos evidentes:
    -Diversificação do uso de recursos
    -Motivação das crianças
    -Proporcionar às crianças novas oportunidade de aprendizagem
    -Coexistência de vários materiais: o proporcionado pelo recurso digital e pelos recursos físicos existentes na sala.

    ResponderEliminar
  15. Manuela Soares, Maria Sá e Olívia Magalhães (AVEF)17 de julho de 2010 às 01:18

    1.Actividade: Ciclo da Água (encontra-se em "Blogando n@ Escola").

    2.Pontos fortes da actividade:
    - Faz parte do programa de Estudo do Meio para o 3º e 4º ano de escolaridade;
    - É um recurso que está acessível na Internet para todos os alunos poderem explorar;
    - Apresenta os conteúdos de uma forma inovadora e interactiva, proporcionando aprendizagens motivadoras e significativas dos fenómenos da Natureza dado que, muitas vezes, os alunos têm dificuldades em compreender como se processam esses fenómenos e associar os novos vocábulos que os classificam (evaporação, transpiração, sublimação, condensação, precipitação, escoamento e infiltração);
    - Possibilita a exploração de outros conceitos relacionados com o tema, conforme se vai projectando cada diapositivo;
    - Fomenta o diálogo, a interacção e a comunicação durante a exploração.

    3. Dificuldades previsíveis na sua aplicação:
    - Cada aluno terá que possuir antecipadamente alguns conceitos de literacia tecnológica, tais como retornar e avançar;
    - Saber o significado de cada ícone;
    - Dominar o rato.

    4.Ganhos evidentes no recurso a suportes digitais:
    Para além dos aspectos já mencionados como pontos fortes acima referidos, podemos, também, identificar os seguintes benefícios com o recurso a suportes digitais:
    - Desenvolvem o vocabulário, a oralidade, a linguagem, a criatividade, o sentido crítico;
    - Aumentam a capacidade de atenção e concentração dos alunos;
    - Tornam a aprendizagem mais atractiva e motivadora;
    - Promovem o domínio de múltiplas literacias;
    - Permitem de uma forma mais concreta e directa a sistematização de noções e conceitos;
    - O professor pode obter maior versatilidade na exploração dos conceitos, dado que o aluno pode visualizar os fenómenos todos ou um fenómeno de cada vez;
    - Permitem a consulta individual e colectiva, bem como a revisão do que foi explorado;
    - Para além do Ciclo da Água esta actividade também permite explorar outros temas, como por exemplo: relevo, rios, lagos…

    16 de Julho de 2010
    Formandas do 1º Ciclo do AVEF: Manuela Soares, Maria Sá e Olívia Magalhães.

    ResponderEliminar
  16. Alda, Angélica,Catarina, Conceição e Isaura19 de julho de 2010 às 16:39

    Actividade nº 2 “A maior Flor do Mundo”
    Grupo de trabalho: Alda Reis, Angélica Cruz, Catarina Lopes, Conceição Silva, Isaura Faria
    Pontos fortes:
    - Motivação para a leitura;
    - Incentivo à descoberta do autor e da sua obra;
    - Maior interacção do leitor com a obra e com o respectivo autor;
    - Mobilização de vários sentidos, possibilitando uma exploração múltipla da história: através da audição, da leitura de imagens, da escrita, facto que reforça a capacidade compreensiva e a consistência do saber;
    - Possibilidade de desenvolver a imaginação e a criatividade;
    - Adopção de modalidades de abordagem diversificada: integral ou faseada da história;
    - Possibilidade de adequar a apresentação da história à população alvo
    - Promoção da utilização de ferramentas digitais, no âmbito da leitura e da escrita, tanto ao nível da aprendizagem formal como em contexto de utilização criativa de tempos livres.
    Dificuldades previsíveis:
    Meios - Falha dos meios técnicos;
    Condições de compreensão- Vocabulário desconhecido que interessa ajudar o aluno, previamente, a compreender;
    Conhecimento prévio da obra por parte de alguns alunos;
    Tarefas seleccionadas/faixa etária dos alunos/ Competências desenvolvidas

    Ganhos evidentes no recurso a suportes digitais
    Acesso rápido e eficaz à informação;
    Inúmeras possibilidades de trabalhar a informação;
    Possibilidade de armazenamento/registo de muita informação que pode ser transportada e trabalhada em qualquer lugar/momento;
    Possibilidade de partilha de materiais, de comunicação interactiva.

    ResponderEliminar
  17. Trabalho de Grupo quarta-feira-DIA 14-7-2010 de Laura Delgado Oliveira, Maria Albina Azevedo Ferreira,Maria do Carmo Miranda Silva,Madalena Bacelar Alves e de Regina Lima Costa do Agrupamento Abel Varzim.
    Tópicos do trabalho de grupo:

    1. Seleccionar uma actividade dos blogues apresentados;

    2. Explicitar os pontos fortes da actividade seleccionada e antecipar dificuldades previsíveis na sua aplicação;

    3. Demonstrar ganhos evidentes no recurso a suportes digitais na sua implementação.

    4. Partilha das conclusões para o grupo turma.

    Respostas:

    1- A actividade escolhida pelo nosso grupo , dos blogues apresentados, foi a história
    de David Machado-O tubarão na banheira- que recebeu o prémio ´´Autor de Melhor
    Livro de Literatura Infanto-Juvenil ´´em 2010,que se encontra no blogue-letra pequena.

    2- Os pontos fortes da actividade seleccionada foram:
    1º- Proporcionar o conhecimento do próprio autor do livro, narrador da história.

    2º-O local onde o autor conta a historia, proporcionando o conhecimento do aquário
    central do oceanário de Lisboa, com toda a sua diversidade ,e que permite levar para as crianças

    3º-O facto de se poder visionar, interromper ou avançar o filme, quantas vezes se pretender.

    4º-Ser um cenário interactivo com som, movimento e cor .
    5- Proporcionar a exploração da imagem.

    6º-Ser material de baixo custo.

    7º Poder ser partilhado.

    8º- Encurtar as distâncias, tornando fácil a partilha e colaboração entre escolas.

    As dificuldades que poderão ser sentidas:
    1º- A inexistência de internet na escola.

    2º- A maneira de apresentar a história, podendo provocar a desatenção e concentração
    no narrador, pois as imagens do oceanário poderão sobrepor-se ao narrador, e se isso
    acontecer poderemos ter que tirar a imagem até as crianças se familiarizarem com a
    historia.

    3 - Os ganhos evidentes no recurso a suportes digitais na sua implementação
    1º-Dar a conhecer o oceanário de Lisboa e toda a sua riqueza.

    2º-Dar a conhecer o autor da história.

    4. Partilha das conclusões para o grupo turma
    O facto de ter sido filmado no Oceanário de Lisboa, junto ao aquário central, que é um
    cenário maravilhoso de fantasia e que desperta as emoções, a imaginação e a
    criatividade, irá depois proporcionar, com certeza, inúmeras actividades,
    tais como :
    Aprender mais sobre as espécies que habitam no Oceanário e explorar os diferentes
    ecossistemas e oceanos do planeta, ficar a conhecer mais sobre as espécies marítimas
    as características funcionais, morfológicas, o seu habitat…

    ResponderEliminar
  18. Trabalho elaborado por Jorge faria, Paulo Faria, Manuel Viana, Céu Enes, Lucinda Amaro e Fátima Lomba (Agr. Vila Cova / Abel Varzim)
    O Google docs é um programa de criação e partilha de trabalho online permitindo aceder aos documentos em qualquer momento e de qualquer lugar. Liberta a utilização das pen’s, e permite gerir documentos e harmonizar trabalhos à distância.
    O proprietário do documento a trabalhar autoriza / adiciona/ convida para seu parceiro uma ou mais pessoas que, dos seus pc’s acedem, em simultâneo ou à posteriori, ao documento para o ler, intervir, acrescentar, alterar, comentar, etc… É permitida a sua visualização (só ver sem poder de alteração) ou edição (poder de alteração, acrescento ou retirada) aos compartilhantes.
    Este programa funciona adstrito à caixa de correio Google, acede-se-lhe pala cx de correio, entrando no e-mail privado e repescando o “docs”. Deste modo o arquivo dos documentos está sempre on-line.
    Exemplos de trabalhos, entre muitos, com recurso ao Google docs:
    Construção de actas em grupo;
    Revisão textual de documentos;
    Montagem de apresentações (ppt);
    Selecção de fotografias;
    Composição de notícias;
    Criação de histórias;
    Construção / revisão plano anual de actividades;
    Planificações de aulas
    Realização de fichas de avaliação
    Inquéritos com tratamento de dados
    E
    T
    C

    ResponderEliminar
  19. No decurso da 2.ª sessão do curso/acção de formação “Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico” a decorrer no Agrupamento de Escolas Cávado Sul fizemos um breve incursão no blogue: http://blogandonaescola1.blogspot.com/. Lá encontrámos a actividade “Aprender a Pensar”, realizada na aldeia de Joanes (Fundão) relacionada com a matemática (geometria) que nos fez reflectir sobre as potencialidades da tecnologia digital na rentabilização de um certo tipo de proposta didáctica com interesse, mas que coloca alguns obstáculos ao nível da sua exploração. Cremos que os computadores podem ter aqui um pequeno contributo.
    Uma aplicação da tecnologia digital que pode ter interesse no âmbito da matemática elementar é o vulgar programa Paint, disponível na maioria do PC’S e é útil em situações que nos levam a que efectuar contagens de figuras geométricas.
    O problema que abaixo se considera é apenas um exemplo de um certo tipo de situações que coloca importantes desafios no que concerne à sistematização de processos de contagem e registo dos respectivos resultados. Esse registo das diferentes figuras que se vão contando, permite identificar um padrão. Por sua vez, esse padrão permite generalizar a solução a todo os problemas do mesmo tipo, oferecendo aos nossos alunos a possibilidade de apreciar um pouco do poder e beleza da matemática.
    O problema é o seguinte:
     Quantos quadrados de diferentes tamanhos podemos contar numa grelha quadrada 8x8?

    A questão poderá causar bastante perplexidade, dado não só o elevado número de quadrados que aparentemente estarão envolvidos, como pela diversidade de tamanhos que podemos encontrar: quadrados 8x8, 7x7, 6x6…1X1

    Se não tivermos material manipulável que nos permita sobrepor quadrados em cartão (por exemplo) de todos os tamanhos possíveis sobre a figura dada, poderá para os alunos, ser difícil de perceber, por exemplo, quantos quadrados 2x2 existem na figura.

    Para além disso, se precisarem de recordar posteriormente onde estarão esses quadrados que já haviam contado, será imprescindível recorrer a um registo dessas figuras. Para tal, podem por exemplo, reproduzir a figura, de modo a pintar dentro dela tantos quadrados 2x2, 3x3…, quantos aqueles que encontraram.

    No entanto, este trabalho de pintar manualmente é algo moroso. Mais moroso ainda, será o trabalho de recortar em cartão os quadrados de diferentes tamanhos para estudar o seu enquadramento dentro da figura.
    O Paint permite não apenas desenhar a figura dada com facilidade, como construir os diferentes tipos de quadrados que podemos encontrar dentro dessa figura. Os alunos podem então seleccionar os quadrados que querem enquadrar na figura, sobrepondo-os sobre a mesma, realizando assim a sua contagem.

    O registo de todo o trabalho será também mais facilmente conseguido com recurso ao Paint, reproduzindo várias vezes a figura dada e pintando nela os vários quadrados de diferentes tamanhos que lá foram encontrados:

    A exploração desta actividade também tem interesse com material manipulável e poderá até atender a outros objectivos legítimos como o desenvolvimento da motricidade (por exemplo), mas essa opção será sempre mais morosa e limitada nas potencialidades de partilha dentro e forma de sala de aula. Pois para além das vantagens atrás apontadas no recurso à tecnologia digital, temos ainda a possibilidade de partilhar estes registos/processos por correio electrónico, na Web, e ainda projectando (dinamicamente) no projector de vídeo, promovendo a discussão/reflexão no seio da turma, na escola, na comunidade local, ou mesmo global.

    ResponderEliminar
  20. Isabel, Aurora, Lurdes, Elvira, Manuela (AEVT)23 de julho de 2010 às 23:06

    1.A actividade seleccionada encontra-se no blogue do 1º ciclo, do Agrupamento Vale do Tamel, nomeadamente a Biblioteca de Livros Digitais.

    2. Pontos fortes:
    - O número de livros disponibilizados e a facilidade de acesso;
    - A apresentação da história é semelhante ao folhear do livro, dando a sensação da leitura real do mesmo;
    - Permite diversificar a forma de apresentação do livro, pois as histórias podem ser lidas ou ouvidas;
    - Permite diversificar as actividades de leitura, podendo parar a apresentação e levar os alunos a concluir a história;
    - A própria ferramenta promove a participação dos alunos, com um espaço onde podem escrever sobre o que leram e posteriormente serem divulgados os trabalhos elaborados;
    - O suporte digital pode despertar o interesse e promover a compra do livro em suporte de papel;

    Dificuldades:
    - O número insuficiente de computadores na sala de aula ou a falta de projector multimédia;
    - Falha na ligação à Internet;
    - As condições do equipamento informático não serem as melhores;
    3. Ganhos evidentes:
    - Motiva os alunos para a leitura e facilita a implementação do Plano Nacional da Leitura.
    - Altera de forma positiva a dinâmica de sala de aula promovendo a participação do aluno e o gosto pela descoberta.

    ResponderEliminar
  21. Agrupamento Cávado Sul - Grupo: Constança, Mª José, Marina, Ju, Inácio, Pedro28 de julho de 2010 às 00:02

    A partir do visionamento do vídeo, o que nos saltou logo instintivamente foi: Só quando partilhamos a informação e há um despoletar de situações passíveis de discussão, é que o conhecimento se torna visível e importante na sociedade, e como apropriação dos sujeitos envolvidos.
    De seguida dividimos em três momentos, o filme apresentado.
    1.º momento: ensino tradicional com duas vertentes, a primeira sem o recurso às tecnologias; a segunda com esse recurso pedagógico, mas sem mudança das práticas educativas na sala de aula.
    2.º momento: o aluno como agente activo da sua aprendizagem e com partilha da mesma com o grupo/turma, onde o professor é um colaborador e orientador de todo o processo.
    3.º momento: a partilha global em rede, com conectividade para interagir à escala mundial...

    ResponderEliminar
  22. Agrupamento Cávado Sul - Grupo: Constança, Mª José, Marina, Ju, Inácio, Pedro28 de julho de 2010 às 00:18

    Na 2.ª sessão, ao tentar construir um painel com as palavras mais marcantes de frases com significados diferentes e relacionados a contextos diversos, surgiu um quadro lindo e com muita força nas palavras, quanto aos afectos, às emoções, aos quereres,...
    Aqui vai - http://www.wordle.net/show/wrdl/2217700/grupo_noz

    ResponderEliminar
  23. Agrupamento Cávado Sul - Grupo: Constança, Mª José, Marina, Ju, Inácio, Pedro28 de julho de 2010 às 00:49

    Apresentação de experiências digitais;
    1- seleccionamos no blog, http://blogandonaescola1.blogspot.com/, A Ciência divertida, aí optamos pela experiência "O pão Saltitão", que ajuda as crianças a perceber o conceito de Densidade, conceito abstracto e de difícil compreensão.
    2- os pontos fortes da actividade eram não só ir visualizando os procedimentos a adoptar, como a aplicação, utilização e manuseamento do Protocolo Experimental, de modo faseado.
    3- Os ganhos evidentes no recurso a suportes digitais é ver como em paralelo se realiza a experiência com materiais manipuláveis pelos alunos e se confrontam os resultados finais da mesma, com a aplicação digital. Permitindo tirar conclusões, analisar detalhes importantes para o sucesso da mesma, inferir para outras situações e até mesmo fazer generalizações.

    ResponderEliminar
  24. Víctor, Arlete, Manuela e Arlete (Agrupamento de Escolas Abel Varzim)29 de julho de 2010 às 22:38

    Em consequência da actividade sugerida, tendo como ponto de partida os blogs "blogando na escola" e "letra pequena" e porque o grupo de trabalho não encontrou, nos mesmos, qualquer vídeo que fosse de encontro com os seus interesses, recorreu ao google para que se investigasse, através do mesmo, algo relacionado com o Sistema solar, por considerar tratar-se de um conteúdo muito motivador para os alunos. Foi detectado um vídeo que aborda a temática, para além de fazer referências para o Sistema de Rotação e Translação.
    O referido vídeo proporciona uma:
    -visualização e explicação das características dos planetas do Sistema solar;
    -percepção real da sua posição e movimento, uns em relação aos outros e
    -exploração interdisciplinar.

    Pontos fortes:
    -suporte de imagem (recurso ao projector multimédia - permite aos alunos ganhos claros na sua motivação, concentração/atenção...
    -suporte áudio que permite aos alunos habituados à voz do professores se centrem mais no conteúdo através do sotaque diferente (brasileiro);
    -permite um tratatamento mais real na realização de trabalhos diversos ao nível da Expressão Plástica.

    Problemas a ter em conta:
    -desinteresse/desmotivação por parte dos alunos;
    -Falta/falha de Internet
    -Ausência de projector multimédia

    Ganhos:
    -construção de novos saberes;
    -mais motivador;
    -mais eficaz;
    -informação/conteúdos mais completos e
    -suscita o interesse para outras pesquisas.

    ResponderEliminar
  25. 1 – Blogue – blogando n@ escola.
    A ferramenta seleccionada foi Podcast na Educação
    2 – Os pontos fortes encontrados pelo grupo foram:
    • Desenvolvimento de competências nas diferentes áreas de conteúdo, destacando-se:
    Linguagem expressiva (articulação, entoação, expressividade, etc.)
    Discriminação auditiva
    Desenvolvimento pessoal (auto-estima, reconhecimento da própria voz, etc.)
    Desenvolvimento do espírito de grupo (trabalho colaborativo, respeito pelo outro, etc.)
    Competências tecnológicas
    Desenvolvimento de outras competências dependendo das actividades decorrentes (expressão plástica, dramática, musical – criação de ambientes sonoros, etc.)
    • Ferramenta económica;
    • Disponível (partindo de princípio que todas as salas têm um computador e internet)
    • Partilha de actividades (histórias, lengalengas, poesias, etc.)
    • Intercâmbio com outras escolas, outras culturas, outros meios culturais, etc.
    Dificuldades previsíveis na sua aplicação:
    Limitações ao nível das competências tecnológicas por parte dos utilizadores desta ferramenta
    3- Ganhos evidentes no recurso a suportes digitais:
    • Divulgação rápida e económica de actividades criadas pelas crianças /partilha e intercâmbio fácil e rápido
    • Intercâmbio com outras culturas
    • Recepção rápida e eficaz do feed-back da actividade através de comentários
    • Consulta fácil e acessível a todos
    • Desenvolvimento de competências linguísticas
    • Desenvolvimento pessoal


    Trabalho do Grupo das Educadoras do Agrupamento Gonçalo Nunes (Clara, Lígia, Prazeres, Olinda, Lurdes e Filomena)

    ResponderEliminar