Trabalho de Grupo Sessão nº1 Visionamento do vídeo
Após o visionamento do vídeo apresentado, chegámos à conclusão que poderia ser dividido em três partes:
I Parte: - A Escola tradicional – do quadro e giz, sem as novas tecnologias. Onde observámos os papéis dos diversos actores: - Professor – Cumpre o papel de transmissor do conhecimento. - Aluno – É visto como depositário e alvo das informações. - A Escola - É o lugar onde se reproduz a herança cultural.
II Parte: Na 2ª parte pudemos observar o apetrechamento da escola com computadores, mas que quer o professor quer o aluno não mudaram os seus papéis. O método transmissivo continuou, sem intercâmbio externo ou experimentação activa. Resultando no desinteresse pela aprendizagem e a comportamentos desviantes em frente ao computador. - As TIC - São tidas como um apoio ao modelo transmissivo, na realização de actividades pontuais como “anexo curricular”.
III Parte: Aqui as TIC alteraram os papéis dos intervenientes, sendo possível ver a mudança: - Aluno – É tomado como um ser pensante, com desenvolvimento próprio e construtor do seu conhecimento. - Professor – Procura ser um orientador que facilita a aprendizagem, criando situações estimulantes e motivadoras de respostas. - Escola - É o espaço para transmissão do saber e integração do indivíduo à cultura e à sociedade. - As TIC – São tidas como recursos para a construção do conhecimento, instrumento para a inovação, ferramentas ao serviço de uma mudança do modelo transmissivo a outro construtivo.
Trabalho de Grupo: Isabel Novais Fátima Capitão Lurdes Losa Carmo Dias
Genial! Mais um desafio. Vou conseguir?
ResponderEliminarTrabalho de Grupo
ResponderEliminarSessão nº1
Visionamento do vídeo
Após o visionamento do vídeo apresentado, chegámos à conclusão que poderia ser dividido em três partes:
I Parte:
- A Escola tradicional – do quadro e giz, sem as novas tecnologias. Onde observámos os papéis dos diversos actores:
- Professor – Cumpre o papel de transmissor do conhecimento.
- Aluno – É visto como depositário e alvo das informações.
- A Escola - É o lugar onde se reproduz a herança cultural.
II Parte:
Na 2ª parte pudemos observar o apetrechamento da escola com computadores, mas que quer o professor quer o aluno não mudaram os seus papéis.
O método transmissivo continuou, sem intercâmbio externo ou experimentação activa. Resultando no desinteresse pela aprendizagem e a comportamentos desviantes em frente ao computador.
- As TIC - São tidas como um apoio ao modelo transmissivo, na realização de actividades pontuais como “anexo curricular”.
III Parte:
Aqui as TIC alteraram os papéis dos intervenientes, sendo possível ver a mudança:
- Aluno – É tomado como um ser pensante, com desenvolvimento próprio e construtor do seu conhecimento.
- Professor – Procura ser um orientador que facilita a aprendizagem, criando situações estimulantes e motivadoras de respostas.
- Escola - É o espaço para transmissão do saber e integração do indivíduo à cultura e à sociedade.
- As TIC – São tidas como recursos para a construção do conhecimento, instrumento para a inovação, ferramentas ao serviço de uma mudança do modelo transmissivo a outro construtivo.
Trabalho de Grupo:
Isabel Novais
Fátima Capitão
Lurdes Losa
Carmo Dias