quarta-feira, 14 de julho de 2010

Trabalho colaborativo

Wordle: Brainstorming

2 comentários:

  1. Genial! Mais um desafio. Vou conseguir?

    ResponderEliminar
  2. Trabalho de Grupo
    Sessão nº1
    Visionamento do vídeo


    Após o visionamento do vídeo apresentado, chegámos à conclusão que poderia ser dividido em três partes:

    I Parte:
    - A Escola tradicional – do quadro e giz, sem as novas tecnologias. Onde observámos os papéis dos diversos actores:
    - Professor – Cumpre o papel de transmissor do conhecimento.
    - Aluno – É visto como depositário e alvo das informações.
    - A Escola - É o lugar onde se reproduz a herança cultural.

    II Parte:
    Na 2ª parte pudemos observar o apetrechamento da escola com computadores, mas que quer o professor quer o aluno não mudaram os seus papéis.
    O método transmissivo continuou, sem intercâmbio externo ou experimentação activa. Resultando no desinteresse pela aprendizagem e a comportamentos desviantes em frente ao computador.
    - As TIC - São tidas como um apoio ao modelo transmissivo, na realização de actividades pontuais como “anexo curricular”.

    III Parte:
    Aqui as TIC alteraram os papéis dos intervenientes, sendo possível ver a mudança:
    - Aluno – É tomado como um ser pensante, com desenvolvimento próprio e construtor do seu conhecimento.
    - Professor – Procura ser um orientador que facilita a aprendizagem, criando situações estimulantes e motivadoras de respostas.
    - Escola - É o espaço para transmissão do saber e integração do indivíduo à cultura e à sociedade.
    - As TIC – São tidas como recursos para a construção do conhecimento, instrumento para a inovação, ferramentas ao serviço de uma mudança do modelo transmissivo a outro construtivo.

    Trabalho de Grupo:
    Isabel Novais
    Fátima Capitão
    Lurdes Losa
    Carmo Dias

    ResponderEliminar