Conceitos-chave sobre Ensino e Aprendizagem com as TIC com recurso à ferramenta "Wordle"
Na vossa opinião que potencial pedagógico tem esta ferramenta "Wordle"?
Comentem, sugerindo algumas propostas de actividades a realizar em contexto de sala.
Partilhem as vossas sugestões.
Interessante! A nível de Jardim de Infância esta técnica poderia ser utilizada para representar as emoções e sentimentos das crianças relatimamente a uma história poesia ... apresentadas pela educadora!
Fiquei muito surpreendida (pela positiva) com esta ferramenta. No jardim de infância acho que pode ser usada em vários contextos e em várias áreas. Imagino por exemplo: listagens de rimas, vocábulos, palavras iniciadas por um certo fonema ou grafema, etc. todos aqueles jogos de desenvolvimento de competências linguísticas. Acho também que o facto de podermos brincar com o aspecto visual do texto é uma mais valia para esta ferramenta, tornando-a muito apelativa.
A nível do 1º ciclo dá pano pra mangas... desde palavras começadas pela mesma letra, rimas, área vocabular, família de palavras, animais em vias de extinção, reis de Portugal, e tantas outras que os próprios alunos podem sugerir.
É uma ferramenta extraordinária, mas na minha perspectiva os professores devem parar, reflectir, planificar, para não se perderem os conteúdos a serem trabalhados.
A nível da Educação Pré-escolar esta ferramenta pode desenvolver diversas competências tanto a nível da escrita como da oralidade.Pode ser aplicada em diferntes actividades tais como:cartazes.placares
Concordo com as observações apontadas pela Natália. Deve haver sobretudo uma boa planificação. Esta ferramenta é excelente para motivar os alunos; provocadora também, porque vai desenvolver entre eles uma saudável competição, mas não pode ser encarada como uma actividade isolada. Deve ser rigorosa relativamente ao tema, coerente (selecção das palavras), e servir de trampolim para a organização de frases, textos e /ou ilustrações, tendo em conta os conteúdos a trabalhar. Aqui, o papel do Professor/Educador como mediador é muito importante.
Achei o muito interessante para despertar nas crianças do jardim de infância o interesse pela leitura e escrita através de diferentes actividades como:dizer palavras iniciadas ou acabadas na mesma letra,nomes das crianças da sala.
Brincar com as letras é uma das actividades que promovem o gosto pela escrita na educação pré-escolar. Esta ferramenta usa as letras de uma forma criativa e apelativa. Muito útil para cartazes.
Penso não haver grandes dúvidas que as ferramentas Web 2.0 têm enormes potencialidades de utilização no processo de ensino e aprendizagem e esta, o Wordle é uma ferramenta magnífica, óptima para trabalhar os campos lexicais e semânticos da Língua Portuguesa e não só… Permite-nos partir do texto para o Wordle ou do Wordle para o texto. Aconselho a sua utilização porque para além de um aspecto visual bastante agradável, que pode funcionar como um dos factores de motivação dos alunos, permite-nos também fazer passar uma mensagem de forma integrada.
Concordo com todos os comentários anteriores e, para não repetir o que já foi dito, numa fase inicial do 1º ciclo esta ferramenta permite desenvolver actividades como: oralidade, vocabulário, despertar o gosto pela leitura e escrita, partilha de ideias, memorização de letras e palavras, exercícios ortográficos, orientação espacial, sentido estético, avaliação de competências adquiridas…
Acho que com esta ferramenta se pode brincar com as palavras e até construir outras partindo das existente. Com palavras aleatórias sem qualquer relação aparente entre elas podemos criar um desafio para que os alunos construam textos, poesias, lengalengas, etc. Uma surpresa.
Concordo com tudo o que já foi dito. Acho que é uma ferramenta capaz de motivar os alunos através da diversificação de actividades, possíveis de executar, a partir do conjunto de palavras formado.
Excelente ferramenta para usar em contexto de sala de aula, possibilitando tratar de uma forma lúdica temas como: regras de comportamento na sala de aula, características dos sólidos, construir uma área vocabular…
Com esta ferramenta temos a possibilidade de explorar a História infantil do PNL "Uns óculos para a Rita" de uma forma original e atractiva com a participação e envolvimento de todos os alunos. É uma forma atractiva de exploração duma história.
Estamos sempre a aprender! É tão bom adquirir novos conhecimentos que nos podem ser tão úteis nas nossas práticas pdagógicas e não só. Eis um exemplo do que fiz: http://www.wordle.net/show/wrdl/2230131/A%C3%A7ores
O Wordle é mais uma ferramenta disponível gratuitamente na Internet e que pode ser muito útil no contexto pedagógico. Cabe a cada professor, dar-lhe o uso mais correcto.
O grupo achou que é uma ferramenta de muito interesse e utilidade, que pode ser aplicada em muitas situações na sala de aula. A motivação e a curiosidade levou a que publicasse o trabalho que o nosso grupo fez na formação, no blogue do 1º ciclo, Agrupamento Vale do Tamel. Podem ver pois também sugere actividades com o painel elaborado!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarBrevemente enviarei sugestão de actividade.
ResponderEliminarexcelente ferramenta!
ResponderEliminarInteressante! A nível de Jardim de Infância esta técnica poderia ser utilizada para representar as emoções e sentimentos das crianças relatimamente a uma história poesia ... apresentadas pela educadora!
ResponderEliminarFiquei muito surpreendida (pela positiva) com esta ferramenta. No jardim de infância acho que pode ser usada em vários contextos e em várias áreas. Imagino por exemplo: listagens de rimas, vocábulos, palavras iniciadas por um certo fonema ou grafema, etc. todos aqueles jogos de desenvolvimento de competências linguísticas. Acho também que o facto de podermos brincar com o aspecto visual do texto é uma mais valia para esta ferramenta, tornando-a muito apelativa.
ResponderEliminarA nível do 1º ciclo dá pano pra mangas... desde palavras começadas pela mesma letra, rimas, área vocabular, família de palavras, animais em vias de extinção, reis de Portugal, e tantas outras que os próprios alunos podem sugerir.
ResponderEliminarÉ uma ferramenta extraordinária, mas na minha perspectiva os professores devem parar, reflectir, planificar, para não se perderem os conteúdos a serem trabalhados.
ResponderEliminarA nível da Educação Pré-escolar esta ferramenta pode desenvolver diversas competências tanto a nível da escrita como da oralidade.Pode ser aplicada em diferntes actividades tais como:cartazes.placares
ResponderEliminarConcordo com as observações apontadas pela Natália.
ResponderEliminarDeve haver sobretudo uma boa planificação. Esta ferramenta é excelente para motivar os alunos; provocadora também, porque vai desenvolver entre eles uma saudável competição, mas não pode ser encarada como uma actividade isolada. Deve ser rigorosa relativamente ao tema, coerente (selecção das palavras), e servir de trampolim para a organização de frases, textos e /ou ilustrações, tendo em conta os conteúdos a trabalhar. Aqui, o papel do Professor/Educador como mediador é muito importante.
Achei o muito interessante para despertar nas crianças do jardim de infância o interesse pela leitura e escrita através de diferentes actividades como:dizer palavras iniciadas ou acabadas na mesma letra,nomes das crianças da sala.
ResponderEliminar* Achei o "wordle" uma ferramenta muito interessante (...)
ResponderEliminar* Achei o "wordle" (...)
ResponderEliminarBrincar com as letras é uma das actividades que promovem o gosto pela escrita na educação pré-escolar. Esta ferramenta usa as letras de uma forma criativa e apelativa. Muito útil para cartazes.
ResponderEliminarPenso não haver grandes dúvidas que as ferramentas Web 2.0 têm enormes potencialidades de utilização no processo de ensino e aprendizagem e esta, o Wordle é uma ferramenta magnífica, óptima para trabalhar os campos lexicais e semânticos da Língua Portuguesa e não só… Permite-nos partir do texto para o Wordle ou do Wordle para o texto. Aconselho a sua utilização porque para além de um aspecto visual bastante agradável, que pode funcionar como um dos factores de motivação dos alunos, permite-nos também fazer passar uma mensagem de forma integrada.
ResponderEliminarConcordo com todos os comentários anteriores e, para não repetir o que já foi dito, numa fase inicial do 1º ciclo esta ferramenta permite desenvolver actividades como: oralidade, vocabulário, despertar o gosto pela leitura e escrita, partilha de ideias, memorização de letras e palavras, exercícios ortográficos, orientação espacial, sentido estético, avaliação de competências adquiridas…
ResponderEliminarAcho que com esta ferramenta se pode brincar com as palavras e até construir outras partindo das existente. Com palavras aleatórias sem qualquer relação aparente entre elas podemos criar um desafio para que os alunos construam textos, poesias, lengalengas, etc.
ResponderEliminarUma surpresa.
Concordo com tudo o que já foi dito. Acho que é uma ferramenta capaz de motivar os alunos através da diversificação de actividades, possíveis de executar, a partir do conjunto de palavras formado.
ResponderEliminarExcelente ferramenta para usar em contexto de sala de aula, possibilitando tratar de uma forma lúdica temas como: regras de comportamento na sala de aula, características dos sólidos, construir uma área vocabular…
ResponderEliminarCriei este painel com este efeito conforme o seguinte endereço
ResponderEliminarhttp://www.wordle.net/show/wrdl/2227887/auto-avalia%C3%A7%C3%A3o
Criamos este painel com este efeito conforme o seguinte endereço
ResponderEliminarhttp://www.wordle.net/show/wrdl/2227887/auto-avalia%C3%A7%C3%A3o
Com esta ferramenta temos a possibilidade de explorar a História infantil do PNL "Uns óculos para a Rita" de uma forma original e atractiva com a participação e envolvimento de todos os alunos. É uma forma atractiva de exploração duma história.
ResponderEliminarExemplo:
http://www.wordle.net/show/wrdl/2229961/Uns_%C3%B3culos_para_a_Rita
Com esta ferramenta podemos trabalhar diversos conteúdos de forma criativa, apelativa e inovadora.
ResponderEliminarAtravés do nosso painel pretendemos:
- desenvolver os conceitos das divisões administrativas tais como Distrito e Concelho;
- que a criança seja capaz de identificar os distritos e os concelhos a eles associados identificando ainda a capital “Lisboa”;
- incentivar o trabalho de pesquisa em grupo.
http://www.wordle.net/show/wrdl/2229958/Grupo_L%C3%ADgia_Sandra_Cristina_paulo
Estamos sempre a aprender! É tão bom adquirir novos conhecimentos que nos podem ser tão úteis nas nossas práticas pdagógicas e não só. Eis um exemplo do que fiz:
ResponderEliminarhttp://www.wordle.net/show/wrdl/2230131/A%C3%A7ores
Arlete
ResponderEliminarainda estou no início. Espero sair daqui com mais confiança e com maior dominio das TIC, para as implementar nas aulas.
Treinar..treinar...
O Wordle é mais uma ferramenta disponível gratuitamente na Internet e que pode ser muito útil no contexto pedagógico. Cabe a cada professor, dar-lhe o uso mais correcto.
ResponderEliminarO grupo achou que é uma ferramenta de muito interesse e utilidade, que pode ser aplicada em muitas situações na sala de aula.
ResponderEliminarA motivação e a curiosidade levou a que publicasse o trabalho que o nosso grupo fez na formação, no blogue do 1º ciclo, Agrupamento Vale do Tamel.
Podem ver pois também sugere actividades com o painel elaborado!